Para que um domínio seja visualizado na internet é necessário que ele seja vinculado a um servidor de hospedagem de sites. Esse vínculo acontece através do apontamento do DNS (Name Server). Entenda:
Antes de aprender sobre o apontamento de DNS, é necessário entender o conceito de domínio e DNS. Você poderá verificar essas informações no material O que é Domínio e DNS?
Para que um site torne-se acessível na internet é necessário ter um nome para ele (domínio), e também é preciso ter um local para armazenar seus arquivos (dados, imagens, textos, etc). Este local chamamos de servidor.
As empresas de hospedagem de sites como a Rollin Host comercializam um espaço no servidor para que os usuários possam hospedar os arquivos dos sites e e-mails. Este espaço, também é conhecido como plano de hospedagem.
Para colocar um site no ar é preciso vincular o domínio (nome do site) com o plano de hospedagem e é exatamente para isso que serve o apontamento de DNS.
O DNS funciona como se fosse um código que precisa ser inserido no domínio para identificar o IP do servidor que hospeda os arquivos do site. O DNS faz essa identificação, converte o IP para o nome do site (domínio) e exibe o site na internet. Dessa forma, ao digitar um domínio em seu navegador será o DNS que irá decidir em qual local o site irá abrir.
Cada empresa de hospedagem de sites terá o DNS específico para seus planos mas geralmente o DNS possui um formato indicando o nome do servidor.
Na Rollin Host e na maioria das outras empresas usa-se um par de nomes chamados de Nameserver 1 e Nameserver 2, os quais deverão ser inseridos respectivamente nos campos Master e Slave 1 (em outras empresas os campos podem assumir outras nomenclaturas, como Servidor 1 e Servidor 2, por exemplo).
Supondo que seu plano de hospedagem esteja hospedado no servidor server2, na Rollin Host, o DNS do seu plano ficaria dessa forma:
Master: ns1.rollinhost.com.br
Slave1: ns2.rollinhost.com.br